"Vocês, orem assim:
'Pai nosso, que estás nos céus,
Santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade,
Assim na terra como no céu.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
Perdoa as nossas dívidas,
assim como perdoamos aos nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação,
Mas livra-nos do mal.'" (Jesus)[1]
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Nosso pão de cada dia. Jesus não disse "nosso banquete de cada dia", "nosso Big Mac de cada dia", ou "nosso almoço num restaurante caríssimo de cada dia". Ele disse pão. É claro que o significado é muito mais profundo do que isso [2], mas podemos sentir a humildade requerida das nossas orações, a mesma humildade que deve ser cultivada em nossos corações.
Pão pode ser uma comida simples para muitos de nós hoje em dia. Mas mesmo a mais simples das comidas tem o valor de todo o Universo. Desde as sementinhas do trigo, plantadas por um campo enorme, uma quantidade incontável de pessoas está envolvida no simples ato de fazer a farinha [3]. Normalmente, demora de 3 a 4 meses entre plantar e colher o trigo, e a plantação deve ser supervisionada nesse interim. Então, dá pra imaginar que existe muita gente (até mesmo crianças) envolvidas desde a sementinha até a farinha pronta chegar nas mãos do padeiro da sua padaria preferida e que foi usada pra fazer o seu pão. Dá pra aumentar a lista ainda mais, se incluirmos todas as pessoas envolvidas na fabricação da sacola que você usa para trazer o pão da padaria até sua mesa. E eu só falei de pessoas até agora! Pro trigo crescer, ele se alimentou dos nutrientes do solo, e recebeu energia do Sol e águas das chuvas. E, claro, todo o esforço das minhocas e de todos aqueles pequenos seres vivos que, pouco a pouco, mastigaram e quebraram o solo nos nutrientes necessários para que o trigo crescesse.
Há o esforço de todo o Universo em uma única fatia de pão. O que temos feito para merecê-la?
Nos templos Zen-budistas japoneses, nós normalmente recitamos um verso antes das refeições, chamado "As Cinco Reflexões" (Gokan no ge, 五観の偈) [4].
"Primeiro: Refletimos sobre o esforço que nos trouxe este alimento, e consideramos como ele chegou até nós;
Segundo: Refletimos sobre nossa virtude e nossa prática, e se somos merecedores desta oferta;
Terceiro: Consideramos a gula um obstáculo da liberdade da mente;
Quarto: Consideramos este alimento como o medicamento para sustentar nossa vida;
Quinto: Para realizarmos o caminho, recebemos agora este alimento."
Em Japonês:
一には功の多少を計(はか)り彼(か)の来処(らいしょ)を量(はか)る。
二には己が徳行(とくぎょう)の全欠を忖(はか)つて供(く)に応(おう)ず。
三には心を防ぎ過(とが)を離るることは貪等(とんとう)を宗(しゅう)とす。
四には正に良薬を事とすることは形枯(ぎょうこ)を療(りょう)ぜんが為なり。
五には成道(じょうどう)の為の故に今此(いまこ)の食(じき)を受く。
Todo o universo está contido no seu cookie. E esse mesmo cookie vai ser parte do seu corpo. Cada alimento é precioso: pense nisso. Na época de Buda, os monges viviam de esmolas: eles só podiam comer aquilo que cabia em suas tigelas. Eu tenho certeza que nem todos os alimentos que eles recebiam eram gostosos; talvez alguns fossem até restos. Mas Buda os instruiu a recebê-los todos com igualdade, a comê-los com igualdade, e a serem igualmente gratos por cada migalha oferecida. Sem julgamento ou discriminação, eles todos foram completamente satisfeitos - mesmo com apenas um grão de arroz.
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Notas:
[1] Evangelho de Mateus, capítulo 6. Tradução da Nova Versão Internacional (NIV).
[2] "Pão de cada dia" significa muito amis do que o pão por si só. Significa a provisão de tudo aquilo que a terra pode nos dar e que precisamos para viver: ar, comida, emprego, etc. Algumas linhas teológicas discutem que esse verso também inclui o "pão espiritual" (i.e. bençãos), mas não concordo. Isso já está incluso no verso "Venha Teu Reino".
[3] Essa página tem uma explicação legal (inglês).
[4] Composto pelo monge chinês Dàoxuan [Dousen, in Japanese] (596 - 667 d.C.). Pode encontrar esse texo nessa página, junto com todas as recitações feitas nas cerimônias matinais.
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